Uma nova pesquisa realizada pela Pitney Bowes, intitulada como “Pitney Bowes Global Online Shopping Survey”, revelou que o tamanho da empresa não é tudo quando se trata das preferências de consumo das pessoas no comércio eletrônico. Embora compartilhem diversas características, o comportamento destes consumidores se difere entre os diversos países.
Pesquisa foi realizada em 10 países com aproximadamente 10.000 pessoas:
Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Reino Unido e EUA.
Penetração do e-commerce atinge 91% dos consumidores brasileiros
A pesquisa mostra que o consumo através de canais online já é um hábito mundial.
- Globalmente, 93% (91% no Brasil) dos consumidores entrevistados já realizaram alguma compra pela rede.
- 49% (45% no Brasil) compraram algo pela internet durante o último mês.
- Consumidores da Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido são os mais propensos a ter realizado compras online dentre os países inclusos no estudo (98%), seguido de perto pelo Japão (96%). O Canadá é o país com menor penetração do comércio eletrônico, com 82% dos entrevistados relatando ter comprado algum produto através de dispositivos eletrônicos.
Baixo preço lidera preferência dos consumidores
Os consumidores em e-commerce por 04 motivos:
- preços competitivos (71%),
- grande variedade de produtos (42%),
- processo de checkout simples (35%).
- baixo custo de transporte e impostos (35%).
Curiosamente, este último fator obteve um índice muito parecido com um estudo divulgado recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em que 54,46% dos paulistanos apontaram a praticidade como o principal diferencial do comércio eletrônico.
Custos de frete é o principal motivo para o abandono do carrinho
No entanto, outras preferências dos consumidores variam conforme o país. Por exemplo: no estudo aparecem diferenças significativas nas razões que influenciam os consumidores a abandonar os carrinhos de compra.
Motivos:
- Altos custos de frete, 67% (53% Brasil);
- taxas e impostos adicionais para a entrega, 47% (48% Brasil);
- tempo de entrega, 39% (45% Brasil) ;
Produtos eletrônicos são os mais populares no Brasil
A pesquisa também se objetivou a descobrir quais produtos os consumidores preferem comprar pela internet em detrimento das lojas físicas.
As categorias de produtos com maior percentual de preferência de compra:
- Livros, vídeos e música, 58% (63% no Brasil)
- hardware e software, 41% (59% no Brasil)
- eletrônicos de consumo, 38% (66% no Brasil).
Em quase todas as categorias de produtos que aparecem na pesquisa os consumidores chineses se mostraram mais propensos a comprar pela internet ao invés de lojas físicas, com itens de vestuário (58%) e calçados (53%) liderando a lista. Apenas em produtoshardware e software (39%) e joias/relógios (16%), a preferência por comprar online foi menor do que em lojas físicas.
Consumidores preferem receber ofertas por e-mail
Quando questionados sobre as suas preferências no recebimento de informações sobre novos produtos, promoções e outras ofertas de varejistas/marcas, 59% dos consumidores globais (e 72% dos brasileiros) optaram para que a comunicação se realizasse via e-mail. 25% (16% no Brasil) preferem o recebimento de informações em catálogos ou por mala direta, indicando que o correio também é um canal muito atrativo para os varejistas online. 4% (1% no Brasil) dos entrevistados gostam de receber as novidades por mensagem de texto (SMS), enquanto 5% dos brasileiros têm predileção por canais de mídia social (Facebook e Twitter).
Olhando para as diferenças no comportamento dos consumidores em todos os países:
- O Brasil apresentou a maior taxa de preferência para o recebimento de informações/ofertas via e-mail (72%).
- Consumidores australianos (33%) apresentaram o maior favoritismo pelo recebimento de catálogos e malas diretas, seguidos de perto pelo Canadá (32%), Alemanha (31%) e EUA (30%).
- Mensagens de texto (SMS) tiveram as maiores taxas de predileção na Coréia do Sul (13%), Japão (12%) e China (9%).
- Já 11% dos chineses e 5% dos sul-coreanos e brasileiros preferem receber informações por meio de redes sociais.
Fonte: E-Commercenews
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