sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Conheça o perfil dos consumidores online do Brasil e no mundo


Uma nova pesquisa realizada pela Pitney Bowes, intitulada como “Pitney Bowes Global Online Shopping Survey”, revelou que o tamanho da empresa não é tudo quando se trata das preferências de consumo das pessoas no comércio eletrônico. Embora compartilhem diversas características, o comportamento destes consumidores se difere entre os diversos países. 
Pesquisa foi realizada em 10 países com aproximadamente 10.000 pessoas:
Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Reino Unido e EUA.
Penetração do e-commerce atinge 91% dos consumidores brasileiros
A pesquisa mostra que o consumo através de canais online já é um hábito mundial.
  • Globalmente, 93% (91% no Brasil) dos consumidores entrevistados já realizaram alguma compra pela rede.
  •  49% (45% no Brasil) compraram algo pela internet durante o último mês. 
  • Consumidores da Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido são os mais propensos a ter realizado compras online dentre os países inclusos no estudo (98%), seguido de perto pelo Japão (96%). O Canadá é o país com menor penetração do comércio eletrônico, com 82% dos entrevistados relatando ter comprado algum produto através de dispositivos eletrônicos.

Baixo preço lidera preferência dos consumidores
Os consumidores em e-commerce por 04 motivos
  1. preços competitivos (71%), 
  2. grande variedade de produtos (42%), 
  3. processo de checkout simples (35%).
  4. baixo custo de transporte e impostos (35%). 
O preço das mercadorias foi a consideração mais lembrada nos 10 países inclusos no estudo. Especificamente para os brasileiros, o baixo preço (59%) e a praticidade e agilidade no processo de pagamento (56%) são os principais atrativos para comprarem pelo e-commerce
Curiosamente, este último fator obteve um índice muito parecido com um estudo divulgado recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em que 54,46% dos paulistanos apontaram a praticidade como o principal diferencial do comércio eletrônico.
Custos de frete é o principal motivo para o abandono do carrinho
No entanto, outras preferências dos consumidores variam conforme o país. Por exemplo: no estudo aparecem diferenças significativas nas razões que influenciam os consumidores a abandonar os carrinhos de compra.
Motivos:
  1. Altos custos de frete, 67% (53% Brasil);
  2. taxas e impostos adicionais para a entrega, 47% (48% Brasil);
  3. tempo de entrega, 39% (45% Brasil) ;
São os fatores mais citados como motivos para não completar uma compra online. Mas estas taxas variam bastante entre as nações. Consumidores dos EUA (83%), Reino Unido (79%) e Japão (78%) são três vezes mais sensíveis aos custos de transporte como motivo para não finalizar uma compra do que os sul-coreanos (25%).
Produtos eletrônicos são os mais populares no Brasil
A pesquisa também se objetivou a descobrir quais produtos os consumidores preferem comprar pela internet em detrimento das lojas físicas. 
As categorias de produtos com maior percentual de preferência de compra:
  1. Livros, vídeos e música, 58% (63% no Brasil) 
  2. hardware e software, 41% (59% no Brasil) 
  3. eletrônicos de consumo, 38% (66% no Brasil).
 A categoria de vestuário foi a menos popular dentre as opções, com apenas 11% dos brasileiros afirmando preferir comprar produtos do gênero em sites de e-commerce.
Em quase todas as categorias de produtos que aparecem na pesquisa os consumidores chineses se mostraram mais propensos a comprar pela internet ao invés de lojas físicas, com itens de vestuário (58%) e calçados (53%) liderando a lista. Apenas em produtoshardware e software (39%) e joias/relógios (16%), a preferência por comprar online foi menor do que em lojas físicas.
Consumidores preferem receber ofertas por e-mail
Quando questionados sobre as suas preferências no recebimento de informações sobre novos produtos, promoções e outras ofertas de varejistas/marcas, 59% dos consumidores globais (e 72% dos brasileiros) optaram para que a comunicação se realizasse via e-mail. 25% (16% no Brasil) preferem o recebimento de informações em catálogos ou por mala direta, indicando que o correio também é um canal muito atrativo para os varejistas online. 4% (1% no Brasil) dos entrevistados gostam de receber as novidades por mensagem de texto (SMS), enquanto 5% dos brasileiros têm predileção por canais de mídia social (Facebook e Twitter).
Olhando para as diferenças no comportamento dos consumidores em todos os países:
  • O Brasil apresentou a maior taxa de preferência para o recebimento de informações/ofertas via e-mail (72%). 
  • Consumidores australianos (33%) apresentaram o maior favoritismo pelo recebimento de catálogos e malas diretas, seguidos de perto pelo Canadá (32%), Alemanha (31%) e EUA (30%). 
  • Mensagens de texto (SMS) tiveram as maiores taxas de predileção na Coréia do Sul (13%), Japão (12%) e China (9%).
  •  Já 11% dos chineses e 5% dos sul-coreanos e brasileiros preferem receber informações por meio de redes sociais.


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