terça-feira, 1 de novembro de 2011

Monitorar os concorrentes faz parte da estratégia?


“Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda”. Na era digital, esse velho ditado deve ser um dos principais mandamentos da estratégia de sua empresa para mídias sociais. Mais que ouvir o que falam do seu produto nas redes, é preciso monitorar seus concorrentes. Assim, é possível conhecer o modo de ação de quem disputa o mercado com você, ter insights para aperfeiçoar o seu relacionamento com os consumidores, entender por que as pessoas se engajam ou não em torno dos produtos de seu concorrente, aprender com os erros dele e detectar novas oportunidades de negócio. Lembre-se: o cliente do seu concorrente também é seu cliente.
O ideal é criar um monitoramento específico para ouvir o que falam da concorrência. Essa separação impede que os itens do seu monitoramento apareçam misturados com os do seu concorrente – e organizam o seu trabalho.  É importante estabelecer os mesmos critérios de tagueamento e polarização para que as diferenças de posicionamento das empresas nas mídias sociais sejam ressaltadas. 
A seguir, apresentamos algumas perguntas básicas para ajudá-lo em seu processo de monitoramento da concorrência:
> Pense no monitoramento do seu concorrente como se fosse o seu monitoramento: Quais canais do seu concorrente deseja monitorar? Quais buscas pretende cadastrar? Deseja monitorar palavras-chave sobre a sua área de atuação como um todo? Qual é o objetivo de seu monitoramento?
> Quando e como seus concorrentes entraram nas mídias sociais? Eles entraram nas redes cedo ou tarde? O que você pode aprender com a experiência deles?
> Quais são os clientes mais engajados em torno dos produtos de seus concorrentes? Quem são influenciadores?
> Em suas contas nas redes sociais, eles lançam ações agressivas para aumentar o número de fãs e seguidores ou simplesmente deixam que esse crescimento aconteça por conta própria?
> Qual tipo de conteúdo seus concorrentes compartilham?
> Eles respondem a todas as menções ou selecionam algumas? Qual é o estilo das respostas? Existe um padrão de resposta para diferentes tipos de menção? Quanto tempo eles demoram para responder? Qual é o feedback dos clientes a essas respostas?
> Quais estratégias seus concorrentes usam para engajar os clientes?
> Quais canais usam para se comunicar com seus clientes? Twitter? Facebook? Youtube? Linkedin? Blog? Existem diferentes estilos de postagem em cada canal? Qual é o objetivo de cada canal dentro da estratégia de seu concorrente? Qual é a frequência da postagem? Quais desses canais são mais fortes? Quem é responsável por essa postagem? Existe um departamento específico de mídias sociais?
> Alguns de seus clientes também consomem os produtos dos concorrentes?
> Existe algum vácuo na estratégia para mídias sociais de seus concorrentes que você poderia explorar?
Fonte: Scup

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