O quê perguntar ao cliente antes de criar um logotipo? Será que basta perguntar qual o nome da empresa e pronto? Nada disso. Quem não brifa, se complica.
Brifa = briefing = jeito fresco de dizer entrevista, questionário, afim de coletar informações que irão ajudá-lo em determinada criação.
Quantas vezes você se pegou dizendo: “Pô, brincadeira! Tô com raiva do cliente! Mostrei três logotipos e ele não gostou de nenhum!!!” Ah, besteira, não fique com vergonha de um dia ter dito isso, já aconteceu comigo também em algum momento da minha vida. Quando isso acontece normalmente é por falha nessa entrevista com o cliente, que pode ter partido tanto de você, que fez perguntas insuficientes ou interpretou errado, ou do cliente que respondeu o briefing com má vontade ou respondeu o famoso “confio em sua criatividade”.
Se o cliente vier com essa resposta, não fique vaidoso, fique com medo pois normalmente quando o cliente diz isso é porquê não consegue expressar o que pensa, colocando nas suas costas a difícil tarefa de captar suas vontades de forma telepática.
- Conhecendo a empresa
1- Qual nome e elementos deverão compor o logo?
(para saber exatamente o nome que irá compor o logotipo e outros elementos que deverão entrar, como um símbolo que o cliente gosta, aquela caricatura que ele usa desde 1960 e por aí vai)
2- Como você descreveria seus produtos e serviços?
(antes de fazer um logotipo você precisa conhecer a empresa, entender sua dimensão e o que ela vende. Uma empresa de tecnologia exige uma sensação no logotipo completamente diferente de uma empresa de sabão em pó. Desde as cores até o tipo de fonte devem ser diferentes, para transmitir atmosferas diferentes)
3- Quais as metas a longo prazo de sua companhia?
(sabendo disso você começa a captar que sensação deverá ser transmitida no logotipo para que ajude a empresa a alcançar esses objetivos de longo prazo)
4- Por quê busca por um novo logotipo? Quais as sensações e mensagens que deverão ser passadas através desse novo logotipo?
(nessa pergunta você irá tirar do cliente o que ele tem na cabeça, o que ele espera de sua criação e suas expectativas)
5- Quem são seus principais concorrentes? Se eles possuem site, cite os links de suas respectivas páginas.
(analisando a concorrência você poderá entender qual o posicionamento do seu cliente frente à elas, o nível de qualidade das demais e o quanto você poderá ser melhor no quesito identidade visual)
6- Quais os diferenciais de seus concorrentes?
(sabendo os diferenciais dos concorrentes, de alguma forma você poderá evidenciar no logotipo do cliente o que há de diferente em relação as demais empresas)
7- Qual o perfil de seu público-alvo?
(existem opções de criação que atraem jovens, outros o público adulto, um os mais ricos, os que pensam assim e assado e por aí vai. O logotipo do Buballo é infantil, atrai a molecada e para isso fontes, cores e formam são feitas justamente para conquistar esse público. Já o logotipo da Vivara foi feito com fontes finas, separadas, para dar aquele ar de elegância para os mais endinheirados, acima dos 30 anos, que querem presentear suas lindas namoradas e fazer aquele charme.)
- Sobre a criação
8- Possui algum slogan?
Deseja que o slogan faça parte da composição do logotipo? (se o cliente possui aquele lindo slogan do tipo “óticas mariz, lugar de gente feliz” pode ser que ele queira conservá-lo, colocando junto ao logotipo)
9- Tem em mente algum estilo ou algo que queira que esteja presente no logo?
(mais uma perguntinha marota para tentar tirar da cabeça do cliente tudo que ele espera de sua criação)
10- Possui alguma preferência de cor?
(se você criar propostas com as cores que o cliente mais gosta ou que espera para o logotipo, mais fácil chegará na aprovação)
11- Existe alguma cor que não gostaria que estivesse presente no logotipo?
(é, vai que ele não gosta de marrom, vermelho e violeta e você apresenta três propostas justamente utilizando essas cores?)
12- Quais são os adjetivos que melhor descreveriam seu logo?
(perguntinha para tentar compreender o que ele espera do logotipo)
13- Que mensagem e sensação deseja que as pessoas tenham ao ver o seu logo? (mais uma pergunta que vai ajudar a clarear qualquer dúvida anterior referente ao que o cliente espera do logotipo)
14- Cite pelo menos 5 exemplos de logotipos de outras empresas, independente do mercado que atuam, que mais lhe agradam.
Cite o que mais chamou a atenção em cada uma delas. (pergunta importante pois de forma visual o cliente irá mostrar a você tudo aquilo que ele tem em mente mas que não consegue expressar em palavras. Observe atentamente cada logotipo e tente pegar a semelhança entre eles)
15- Como deseja que apareça a tipografia? Exemplo: script, itálica, light, negritada, manuscrita, informal, etc.
(pergunta também para saber qual sensação o cliente espera para o logotipo)
16- Onde usará seu logotipo? Exemplo: na web, em impressões, etc.
(dependendo do tipo de uso, você poderá criar versões próprias para esses usos)
17- E qual será o local principal onde o logotipo será usado? Se o uso principal for na web, geralmente utilizamos logos horizontais.
(na pergunta já explico o porquê dela ser feita. Principalmente se o cliente já tiver site, dependendo de como o site está construído, o logotipo deverá ter que seguir algum tipo de padrão)
18- Qual o tempo de entrega desejado?
(provavelmente a maioria irá dizer “para ontem” mas os mais sensatos poderão sugerir um tempo razoável. Se o cliente colocar “com urgência”, claro, cobre a mais por essa urgência)
19- Existe algum valor de investimento para esse projeto?
(essa pergunta será pouco respondida pois a maioria quer pagar barato e não quer revelar quanto pretende gastar. Mas em grandes empresas é comum dizerem o orçamento destinado para a criação, principalmente quando o cliente deseja o melhor serviço e qualidade. Com um orçamento maior é possível contratar outros profissionais e fazer um trabalho diferenciado, agregando novos serviços)
20- Deseja algum serviço especial para esse novo logotipo, como ilustrações, caricaturas ou manual de identidade visual?
(para finalizar uma oportunidade de vender outros serviços como manual de identidade visual e outras criações.)
Fonte: Assuntos Criativos
"Quando você precisa de um GPS para alterar o layout
Atendimento recebe e-mail do cliente e envia direto para criação com o seguinte pedido:
“Só estou achando estranho como está, com o nome em cima.
Será que se colocar centralizado inferior esquerdo não ficaria melhor?”"
Será que se colocar centralizado inferior esquerdo não ficaria melhor?”"
Eu sigo um blog que aborda do assunto de Briefing de forma muito divertida e irônica, vale a pena dar uma conferida:
http://pioresbriefings.tumblr.com/
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