Raramente CEOs, diretores ou mesmo a equipe de marketing digital possuem conhecimentos técnicos de programação. Boa parte dessas pessoas não faz muita ideia de como um site é construído e prefere nem saber. Por esse motivo, acabam deixando a otimização para buscadores (SEO) nas mãos dos desenvolvedores do site (próprios ou terceirizados), esperando que eles façam bem esse trabalho.
O problema, no entanto, é que esse trabalho depende muito mais de um direcionamento de marketing do que essas pessoas costumam acreditar. Nesse post explicamos porque um marqueteiro deve participar ativamente das otimizações:
O Marketing conhece melhor o negócio, seus objetivos e a linguagem do cliente
É impossível estar nas primeiras posições do Google para todos os tipos de busca. Os bons trabalhos de otimização são focados na escolha de keywords (palavras chave) que sejam importantes para o negócio. Fazer bem essas escolhas depende de experiência no mercado e conhecimento/contato com o cliente.
Não espere que o desenvolvedor saiba quais são essas keywords. Isso é responsabilidade do Marketing Digital.
(dica: as áreas de Vendas e Suporte da empresa também podem ajudar muito aqui)
(dica: as áreas de Vendas e Suporte da empresa também podem ajudar muito aqui)
O Conteúdo é que faz a diferença, a otimização no código (on-page SEO) nem tanto
Segundo estimativas do SEOmoz, a autoridade do domínio e da página específica – medida principalmente pelos links e compartilhamentos em mídias sociais – são os principais fatores de rankeamento atualmente. Em seguida vem o quanto a página e o domínio usam as keywords desejadas.
Isso nos diz que o trabalho principal de alguém que está fazendo SEO é criar conteúdos incríveis sobre as keywords, utilizando-as no título e ao longo do texto, além de conseguir links para esse conteúdo.
Obviamente, esse tipo de tarefa não tem nada a ver com programação: depende muito mais da qualidade do conteúdo e dos relacionamentos da empresa do que qualquer outra coisa. E aí, novamente, a responsabilidade é do marketing.
Quando ter marqueteiros fazendo SEO é arriscado
Por mais óbvio que pareça, o grande risco de marqueteiros fazendo SEO é exatamente o de eles não entenderem de SEO.
É muito comum que as pessoas que trabalham em marketing acabem pensando e produzindo conteúdo sobre suas ideias “criativas”, mas não há ninguém procurando efetivamente por aquilo no Google.
Outro problema é não saber o básico de como um site funciona e como o Google lê o conteúdo. Todo marqueteiro deve entender o SEO básico, conhecer o mínimo de HTML, saber o que é page title, headings, description, alt.
Se servir como alento, tenho formação em administração e experiência nula em programação. Mesmo assim, não foi muito difícil entender a base. É mais simples do que parece.
Por que o desenvolvedor ainda é muito importante nas otimizações
Apesar de tudo o que dissemos, o desenvolvedor ainda é muito importante no processo. Primeiro porque normalmente ele é quem sabe colocar a mão na massa, colocar no site aquilo que foi determinado pelo marqueteiro.
Depois porque ainda existem diversos aspectos da otimização que vão além do conhecimento de marketing. É importante, na visão do Google, que as empresas possuam sites rápidos, estáveis, com códigos bem escritos e sem conteúdo duplicado. Facilita também o envio de um sitemap na Central do Webmaster e a correção dos erros lá apontados. Em todos esses itens, dificilmente um marqueteiro conseguirá dar conta do trabalho sozinho.
Fonte: Resultados Digitais
Começo a observar um acúmulo de tarefas nos cargos absurdo. Nesse caso que você citou são quase necessárias duas formações distintas para atender à demanda, o ideal é sua proposta de integração, multidisciplinaridade. Um fenômeno cada vez mais necessário em nossa sociedade.
ResponderExcluirHey Flávio,
ResponderExcluirna verdade não é bem um acumulo de funções, na verdade é apenas um conhecimento do que deve ser feito... O Marketing tem que coordenar as estratégias não necessáriamente executá-las. Entende?
Abraço