Uma característica importante quando se desenha estratégias de conteúdo para as mídias sociais é entender que mesmo que o conteúdo seja criativo, não funcionará se não for estratégico. O consumidor de informação age de forma diferente na internet, e por isso é tão importante entender sobre suas necessidades. Saber quem são, onde estão, o que eles sabem, o que gostariam de saber, como enxergam a sua empresa e quais as expectativas que possuem sobre o seu trabalho.
E é nesse ponto que surge a etapa de entender a finalidade da produção de certos conteúdos. O ponto de partida para descobrir o motivo da existência desse conteúdo é entender como você pode promover os objetivos do seu negócio e ainda satisfazer as necessidades dos seus consumidores. E para isso é necessário entender a mensagem-chave que você transmitirá para esse público e chamará a atenção deles. Depois de apresentado o primeiro conteúdo, é importante antecipar as necessidades dos seus consumidores e entender que tipo de informação eles querem consumir após esse primeiro contato.
Manter um relacionamento ativo com o público é a peça fundamental nesse momento. Ter o feedback das suas ações é o que gera engajamento com os clientes. E tendo esse tipo de interação é possível identificar o que eles precisam da sua empresa, ou o que sua empresa pode oferecer para o seu público que os torne fiéis a marca.
Como já disse antes, não adianta ter um site e colocá-lo no Ar. Ninguém quer um cartão de visitas ou um folder na internet. As pessoas querem receber conteúdo atualizado e com relevância, ou seja, de importância para eles. As empresas devem parar de pensar no agora, devem pensar no depois, no seguinte, no amanhã. Isso é planejamento. As empresas devem planejar o conteúdo do seu site. Assim os consumidores serão atraídos, vão querer se relacionar com sua empresa, e aí é sua oportunidade de VENDER!
por Marcílio Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário