terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quais as valiosas competências para o Marketing 3.0?


Gestão de produto, de clientes e de marcas são ações que devem estar sempre em pauta na diretoria de marketing.

A partir de uma retrospectiva, Philip Kotler chamou a atenção dos palestrantes no Fórum HSM Philip Kotler em Porto Alegre, realizado ontem, sobre o modo como as ações de marketing vêm se remodelando. No marketing 1.0 a premissa é a de vender o produto e ter compradores em massa. O desenvolvimento de produto é focado em “vender pra muitos”. Já no Marketing 2.0, as empresas começam a entender que querem vender e reter seus clientes, tentando chegar à mente e ao coração de seu cliente, a partir do relacionamento one to one.

Produtos incríveis, clientes satisfeitos e criação de valor para a sociedade. É sob esta ótica que está centrado o Marketing 3.0, em que empresas se empenham em tornar o mundo um poco melhor [Mude o Mundo com Marketing], adotando uma causa que possa criar valores para a sociedade, clientes, funcionários e parceiros.


No entanto, migrar para esse novo modelo de conduzir os negócios não é tarefa fácil quando a gestão e equipes ainda estão praticando modelos anteriores. “Pense que conduzir os negócios neste novo formato requer habilidades que vão além de uma boa gestão. Certamente você precisará de pessoas focadas na inovação, antenadas ao que chamamos de marketing social e, ainda, profissionais capazes de entender de que modo a globalização favorece o seu negócio”, afirma o professor Philip Kotler.

As empresas mais queridas
Philip Kotler afirma que as 30 empresas centenárias de todo o mundo possuem pelo menos quatro características e quatro prioridades:

Características: Posição conservadora em relação a financiamento; Sensibilidade ao mundo em seu redor; Consciência de sua identidade; Tolerância a novas ideias.

Prioridades: Valorizar as pessoas, não os ativos; Direção e controles mais soltos com o passar do tempo; Organização voltada ao aprendizado; Envolvimento na comunidade humana.

Para se chegar a estas características e prioridades, essas empresas tomam como ações:

• Alinhar os interesses de todos os grupos de stakeholders.
• Os salários de seus executivos são relativamente modestos.
• Adotar uma política de “portas abertas” de acesso à alta gerência.
• A remuneração e os benefícios de seus funcionários são elevados para a categoria; o treinamento de seus funcionários é mais longo; e a rotatividade da mão de obra é menor.
• Contratar pessoas que têm entusiasmo pelos clientes.
• Considerar os fornecedores parceiros legítimos, que colaboram para melhorar a produtividade e a qualidade e para reduzir os custos.
• Acreditar que a cultura corporativa é seu maior ativo e sua principal fonte de vantagem competitiva.
• Seus custos de marketing são muito menores que os de outras empresas do setor e, ao mesmo tempo, a satisfação e a retenção de clientes são muito maiores.

Fonte: HSM

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