segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alguém entra no seu Site? Converse com seu consumidor. Otimize seu site. - SEO

A navegabilidade e o acompanhamento das métricas na web são a chave do sucesso para os negócios online.





A aproximação com o público-alvo é fator fundamental para ter sucesso nos negócios. Hoje em dia, estar perto dos consumidores é sinônimo de estar na internet. Com todo seu alcance e possibilidades, a rede se tornou uma importante aliada na hora de fazer negócio. Por meio dela, produtos e serviços chegam aos clientes com agilidade, além de funcionar como uma ferramenta de interação.
[Cada vez mais o foco se volta ao consumidor. Em descobrir o que ele quer. Em estar presente na vida dele. E traze-lo para dentro da empresa e fazer parte da sua família]


No entanto, estar presente no ambiente virtual não significa somente ter um site no ar. É preciso investimento para garantir o retorno esperado. O primeiro passo para que um site atraia e fidelize novos clientes é apostar em conteúdos consistentes, design atrativo e fácil navegação.


Segundo Cristiano Calamonaci, vice-presidente da Apadi (Associação Paulista das Agências Digitais), para tornar o site mais atraente é preciso ter em mente que o grande protagonista é o conteúdo, que deve ser relevante, atualizado e dinâmico.


“Atrelado ao conteúdo, é necessário desenvolver conceitos de usabilidade, como verificar se o site é de fácil navegação, com redução no número de cliques, por exemplo, além de clareza na arquitetura da informação”, aponta ele.


Cada site tem seu perfil próprio, com público direcionado e faixas etárias estabelecidas, porém, seja para crianças ou adultos, ele precisa de simplicidade e rapidez. “Na internet, a primeira impressão é a que fica. Websites poluídos, com informação repetida ou com problemas de visualização nas imagens pode limitar o retorno desse usuário”, indica Calamonaci.


Mecanismos de busca


Além do cuidado com o conteúdo e a navegabilidade, é possível otimizar o site para mecanismos de busca. O serviço conhecido como SEO (Search Engine Optimization), baseia-se em uma série de técnicas que melhoram o posicionamento na busca orgânica de sites de pesquisa como o Google.


Esses buscadores pesquisam as páginas por relevância (títulos das páginas, endereço de arquivo, domínio, entre outros) e quanto melhor trabalhado for o conteúdo, mais destaque e melhor visibilidade nas buscas.


Marcelo Fernandes, gerente de marca e comunicação da Intel Brasil, valida a importância do trabalho de SEO. “De acordo com nossas pesquisas, cerca de 98% dos consumidores pesquisam na rede antes de comprar seu computador. Desse percentual, mais de 70% se baseia em opiniões expressas em mídias sociais. Dessa forma, facilitar a busca por informações sobre nossos produtos impacta diretamente no resultado financeiro da companhia”, diz ele.


Se considerar que um grande percentual dos visitantes de um novo site vem da busca orgânica, o SEO torna-se uma eficiente ferramenta de marketing, viabilizando o tráfego qualitativo.


Os sistemas de métrica são vários: número de usuários, page views, páginas mais visitadas, aumento dos usuários únicos, tempo de permanência, entre outros. O mais importante é definir quais são os objetivos atrelados às ações na internet. Se o foco está na geração de dinheiro, tão importante quanto aparecer, o site precisa vender.


“Consideramos retorno a quantidade de vendas a mais e o lucro conseguido com as campanhas online. Sendo assim, o sucesso é avaliado por meio da aplicação de uma correlação entre as métricas digitais e o que entra de dinheiro na empresa”, explica Mario Faria, professor de Marketing e Estratégia da BSP (Business School São Paulo).


Fonte: HSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário