segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Afinal, o que seu consumidor quer?


O que faz uma pessoa comprar, por exemplo, uma caneta?  Vamos listar alguns motivos:
Qualidade é superior,  cor é bonita,  exala um cheirinho doce,  a marca dá status, preço baixo,  formato inovador,  organização visível na gôndola,  viu em um comercial de TV,  Está na moda, etc.

Isso tudo está ligado a uma questão apenas: Necessidade ou Desejo.
Ou seja, não importa se a sua caneta é a melhor, se o consumidor quer a pior, não importa se é a mais barata se o consumidor que a mais cara, não importa se é azul se ele quer vermelha! O que importa é o que o consumidor está precisando ou querendo.

Mas como saber o que ele está querendo ou precisando? Como saber seu desejo ou necessidade?
Dica: Não pergunte a ele!!!


Entenda que o consumidor quer, nem sempre é aquilo que ele quer de verdade. Para você saber o que seu consumidor quer, você precisa conhecê-lo. E para conhecer seu consumidor, você precisa se relacionar com ele. Você precisa conversar. Falar. Ouvir. [Viu a importância das Redes Sociais?]


Seu consumidor faz parte da sua família!


Você dever ter seu consumidor como um amigo, ou até mesmo como uma esposa (ou marido). Sabe quando sua esposa (ou marido) fala que não quer que você faça massagem? Ou que você a leve no Shopping? E você sabe que é birra. Sabe que na verdade sua esposa (ou marido) quer muito uma massagem, quer muito uns beijinhos, mas na verdade não quer dar o braço a torcer.


É mais ou menos isso que acontece com seu consumidor, a diferença é que ele não tem consciência disso que ele quer. Ele até pode saber que quer, mas não sabe como quer. Não sabe onde quer. Talvez nem saiba quando quer! Isso tudo você vai ter que descobrir, se relacionando com seu consumidor.


Desperte o desejo do consumidor.


O que você falar, ele vai acreditar. Afinal, quem aqui é o profissional na área? Cuidado, não minta, não abuse da confiança do seu consumidor. Talvez seja um caminho sem volta caso você peque!


Seu consumidor precisa de uma caneta (seguindo o primeiro exemplo). Conversando com ele, você saberá se ele é um executivo, estudante ou artista plastico... Mostre pra ele qual é a caneta mais adequada. E diga o por que. Vá criando uma necessidade. Para que no final da conversa ele diga: "como sobrevivi até hoje sem esta caneta?"


Muitas vezes seu consumidor nem sabe que tal produto ou serviço existe. Por isso, conte uma história e fale o quanto esse produto/serviço é importante, é revolucionário, e que seu consumidor não faz ideia de como sua vida vai mudar quando ele começar a utilizá-lo.


Você tem que envolver seu consumidor no universo mágico da sua marca. E sabe qual o melhor lugar pra isso? A internet! Seu site.


por Marcílio Guimarães

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