terça-feira, 27 de setembro de 2011

Você sabe o que é Cauda Longa?



Em 1897, Vilfredo Pareto, estudando os padrões de riqueza da sociedade do século XIX constatou que 20% da população mais rica da Inglaterra detinha 80% da riqueza. Comparando com outros países ele percebeu que a proporção se mantinha constante. Este conceito vem sendo utilizado no mundo dos negócios para definir prioridades de investimentos, por exemplo: uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita. 

Com a internet tudo mudou, e Chris Anderson, em seu excelente livro "A Cauda Longa", mostrou que o marketing de massa está migrando para o marketing de nichos, e que a regra de Pareto não mais se aplica em muitos mercados.
Estudando a Amazon, Chris Anderson descobriu que grande parte da receita da Amazon vem de títulos que em livrarias "tradicionais" não estariam em estoque por terem poucas vendas. Ele constatou que uma grande livraria nos Estados Unidos possui um estoque médio de 100 mil títulos, enquanto a Amazon possui mais de 3 milhões de livros em "estoque". Porém, a Amazon possui uma parcela significativa de seu faturamento dos títulos menos populares.
"Agora, a Amazon tem condições de manter estoques que não ocupam espaços e geram custos: Esses livros e filmes permanecem nos arquivos de banco de dados até que sejam comprados". (A Cauda Longa - p. 93)

A Cauda Longa representa a força dos nichos de mercado, que são públicos altamente segmentados em busca de produtos ou serviços muito específicos. Antes da internet, as pessoas já possuíam desejos específicos, mas se contentavam com o que o mercado oferecia.
Como a célebre frase de Henry Ford quando, em 1915, o Ford T passou a ser produzido apenas na cor preta devido a corte de custos: "O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.".
Este conceito pode ser aplicado em praticamente qualquer segmento de estudo. O Google, com seu algoritmo quase infalível de trazer resultados relevantes para uma simples combinação de palavras-chave, é o representante principal da Cauda Longa de Conteúdo.
Entender como usar este conceito para analisar um determinado segmento de mercado é essencial para criar boas estratégias de links patrocinados e SEO (e até mesmo para planejar o conteúdo do site).

Como usar a Cauda Longa para os Links Patrocinados?

Para criar campanhas de links patrocinados é importante agrupar as palavras de acordo com o interesse de busca e o volume de pesquisa. Não adianta misturar em uma mesma campanha palavras com alto volume de busca com palavras menos pesquisadas. O correto é criar campanhas com palavras-chave de volumes de buscas similares para evitar que uma palavra "canibalize" o tráfego e consuma todo orçamento da campanha.

Como a Cauda Longa ajuda no SEO?

O estudo da cauda longa permite entender o interesse das pessoas em torno do seu segmento de mercado, portanto a estrutura de conteúdo do site deverá ser planejada e estruturada com as boas práticas de SEO para atrair este público. Exemplo: "brinquedos antigos" possui um volume mensal de 6,6 mil buscas em média, portanto criar conteúdo com fotos e artigos sobre este tema é uma forma de criar a possibilidade de o seu site aparecer para este nicho de pessoas que realizam esta busca.
Fonte: iMasters 

[Seja inteligente. Não adianta você brigar com grandes players do Mercado. Seja focado, e se especialize, para que você possa oferecer o seu melhor ao consumidor.]

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