Uma marca é muito mais do que um nome ou um logotipo. A marca representa as atitudes que a empresa toma com relação ao consumidor, e a marca representa principalmente a experiência que o consumidor teve com o produto ou serviço oferecido.
Mas como entrar em um mercado dominado por grandes marcas? Mesmo que essas marcas invistam milhões de reais em mídia? Por mais que estejam há anos como parte das famílias brasileiras?
As mídias digitais e redes sociais abriram uma grande oportunidade para empresas que desejam iniciar este tipo de empreitada no mercado. É justamente o tema abordado no livro MARKETING 3.0, de Philip Kotler. Onde as empresas deverão buscar o lado “espirituoso” dos consumidores.
Hoje os consumidores querem compartilhar experiências, querem (a sensação de) ter celebridades e marcas mundialmente famosas como amigas. Os consumidores querem ser ouvidos, compreendidos e realizados.Por isso a dica para as empresas que desejam ter um grande numero de consumidores é estreitar o relacionamento com eles. Seja humano, e não um robô. Responda no SAC com sentimento e emoção, não como um mecanismo automático. Treine sua equipe para cultivar um bom relacionamento com todos os clientes. Crie boas experiências com seus consumidores, faça eles vivenciarem algo bom. Em vês de simplesmente exibir um logo.
Não querem saber disso? OK, se preparem para a falência!
Fonte: Sebrae SC
Marcílio Guimarães
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