Fonte: Marciana Vieira, Alshop, edição 185, pag. 68
Marketing é muito mais que anúncio e publicidade. É uma área estratégica e vital para qualquer empresa que deseja crescer.
Quem é o pequeno ou médio empresário que nunca foi o “faz tudo” da empresa? Compra, vende, negocia, muda e dá pitacos na vitrine, limpa, escolhe a cor da loja, rascunha um folheto no computador, pesquisa valores de gráficas... alguns acham esta situação de conhecer o negócio de “cabo a rabo”. Outros, mais experientes, classificam a atitude como um grande risco para os negócios.
Ser o “faz tudo “ não é problema. Querer continuar fazendo tudo é que pode levar sua empresa à estagnação. À medida em que a empresa cresce, o dinheiro deve começar a surgir. Ainda não é o lucro que deixará suas reservas mais gordas. Este é o investimento que a empresa precisa para ser mais estruturada e se tornar eficiente, eficaz e mais competente. Esta mudança é chamada de profissionalização, o momento em que o empresário passa a contratar profissionais competentes para cada um dos setores e departamentos do empreendimento. Recursos humanos, comercial, financeiro, administrativo, compras, marketing... cada área tem um grau de relevância diferente de acordo com o empresário e com a empresa. Independente dos argumentos e justificativas, quase sempre, uma destas áreas está no fim da fila do processo de profissionalização. É o MARKETING.
“Por que raios eu preciso de um profissional de marketing?”. Esta é uma pergunta feita por todo empresário resistente a idéia de gastar seus recursos com algo que nunca foi tão importante para que sua empresa sobrevivesse. Existem duas respostas: A primeira é que para que um trabalho de marketing competente fará a empresa crescer mais rapidamente. A segunda é que, provavelmente, você não sabia que o trabalho de marketing vai muito além de elaboração de folhetos, anúncios e propagandas. Marketing é uma área estratégica.
Atualmente, os casos mais comuns de ações simples e de baixo custo estão no marketing digital. Há quem trabalhe com propagandas enviadas por e-mails, uma forma objetiva de manter contato e informar as novidades. Há quem trabalhe com as mídias e redes sociais, como Twitter e Facebook, ou feche parcerias com sites de compras coletivas.
O profissional de marketing deve saber dos benefícios de cada ação e, mais importante, calcular os riscos. Uma propaganda por e-mail pode ajudar a vender mais. Mas também pode sujar a imagem da empresa como proliferadora de spam. Promoções do Twitter, Facebook e sites de compra coletiva podem dobrar ou triplicar seu faturamento. Mas também podem acabar com estoques, reduzir a margem de lucro e promover uma avalanche de reclamações de clientes insatisfeitos.
Olá Marcílio?
ResponderExcluirVc tem livros publicados sobre marketing?
abç fraterno.
Waleska Frota-Autora de Circo-um olhar
poético.