terça-feira, 11 de outubro de 2011

TWITTER: Quais estratégias para um perfil corporativo?

Você sabe como posicionar sua marca no Twitter? Afinal, pra quê que serve o Twitter? Qual o modelo ideal para um perfil de empresa?

Tenha Personalidade
O perfil da sua empresa deverá se diferenciar se possuir uma alma! Ou seja, personalidade. Todo mundo vai saber quando receber um Tweet automático. Como já disse em outros posts, o consumidor quer se relacionar com pessoas, e não com robôs. Você é engraçado? Ou é sério? Fornece informações? Ou piadas? Não seja um bipolar nesta rede, tenha uma característica definida. Caso aborde vário assuntos, faça perfis diferentes como é o caso da revista Exame que possui vários perfis como: @EXAME_com, @Exame_carreira, @Exame_noticias, etc.


Do que você fala?
Você tem que ter bem claro na sua cabeça, e em alguns papeis e planilhas (Planejamento) qual o seu foco nesta Rede Social. As pessoas seguem você ou sua marca por que você fala de alguma coisa específica. Quem gosta de carro, segue um Twitter que fala de carro, e se esse perfil começar a falar de Bolsas Femininas, prepare-se para o UnFollow.

Orkut =/= Facebook =/= Twitter
Entenda que cada um destas Redes Sociais são ferramentas diferentes entre si, elas possuem apenas alguns fatores em comum como: Conversa entre pessoas, Foto no Perfil, Bio. Mas o foco de cada uma é único.
Twitter serve para informar, notícias rápidas, seu publico é mais adulto e formador de opinião.
Facebook, serve para se relacionar, saber novidades, conversar, ver fotos, o público é bem mais abrangente, classe ABC, é mais profissional e cheio de Aplicativos.
Orkut, é bem mais popular, fácil de mexer, o publico é mais infantil, e de classe BCD.
Estude as ferramentas e saiba qual é mais adequada para sua empresa. Descubra onde se encontra seu público!

Converse
OK, você posta conteúdo relevante. Mas não deixe que as menções ao seu perfil e RTs passem em branco. Interaja com seus seguidores, seja por um DM, ou por um @seuconsumidor. Caso seja necessário, crie um perfil só para as interações como é o caso da Camiseteria que possui o @SACcamiseteria, para conversar, e o @camiseteria, para publicar. Nada de ficar mentindo nem falando mal dos outros, seu seguidor saberá se você está falando a verdade!
Muito importante: Mantenha seu perfil atualizado, sempre tenha posts criativos, noticias quentes, etc.
Primeiro ouça seu consumidor, depois interaja. Não adianta forçar uma conversa! 

por Marcílio Guimarães

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