terça-feira, 18 de outubro de 2011

Livro: A Bíblia do Marketing Digital



O livro A Bíblia do Marketing Digital é o livro ideal para iniciantes no assunto. Classificaria este livro como um manual de apoio ao Marketing Digital, um tipo de leitura que você procura aquilo que tem necessidade buscando no índice.


Após ler Os 8 Ps do Marketing Digital é inevitável fazer comparações. Cada autor pensa de uma forma diferente. O que parece é que cada autor possui um Foco diferente. Dá até a impressão que ambos são concorrentes.


Bíblia? Tá mais pra Manual.
Acredito que o nome "Bíblia" no título deste livro, seja uma mera tática publicitária para atrair determinados leitores e dar a impressão de algo milenar e completíssimo, que foi aplicado de forma errada.
A Bíblia é um livro super completo e complexo, cheio de revelações e grandes estudos. Já na Bíblia do Marketing Digital, encontramos tópicos básicos e muito superficiais. Por isso digo que seria mais adequado um título "Manual de Ferramentas para Marketing Digitais".


É claro que este livro tem muitos benefícios, ele fala de alguns assuntos específicos que não é abordado em alguns livros como alguns tipos de sites, ferramentas de pesquisa. Outro diferencial é que o autor deixa bem claro que o Google não é absoluto. Em alguns momentos da leitura, você chega a ter a impressão que o autor está descredibilizando o Google. Mas logo a frente é separado um capitulo para falar só sobre o Google.


A metodologia
Em qualquer Planejamento de Marketing, é indispensável realizar uma pesquisa para identificar a problemática, mercado, público-alco, soluções, concorrentes, etc. Mas no caso do livro A Bíblia do Marketing Digital  a Pesquisa vem somente no 5° passo. Isso é confuso...Como podemos iniciar um trabalho sem saber o que fazer?!?!






Marketing de Conteúdo
Neste passo ele abora a importância de produzir um conteúdo de qualidade.


Redes Sociais
Aqui não é falado nada sobre técnicas, mas o autor dá uma esplanada sobre o que é e o que faz cada rede social.


E-mail Marketing
Foi um capitulo que realmente teve conteúdo bem relevante. Aqui o autor fala bastante sobre ética de envio de SPAM, a origem do SPAM, administração de Banco de Dados, etc.


Marketing Viral
Aqui o autor tenta ensina como fazer um Marketing Viral. Dá alguns exemplos de empresas que fizeram virais de sucesso.


Pesquisa On-Line
Mais um manual de instrução...


Publicidade
Fala de medidas de Banners, funções, lugares onde publicar, etc.


Monitoramento
Ele fala de uma forma meio arcaica, pesquisar no Google, e montar uma planilha de Excel (???)...


Conclusão
Bom, como vocês podem ver, eu não gostei deste livro. Muito básico, mas não é totalmente dispensável. Maaaaas, se você tiver uma disposição para ler, leia. Se tiver outros livros mais interessantes, deixe este na lista de espera.


por Marcílio Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário