quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Livro: Os 8 Ps do Marketing Digital


Para você que deseja conhecer e entender melhor o mundo do Marketing Digital, o livro "Os 8 Ps do Marketing Digital", de Conrado Adolpho, é item obrigatório na sua estante!

Não lembro ao certo o por que resolvi ir ao lançamento deste livro, acho que vi algum comentário no Facebook ou Twitter. Sempre me interessei pelo Google, e como nas edições anteriores o título do livro era "Google Marketing", eu já tinha uma pequena ideia do que se tratava. Muito pequena a ideia que eu tinha!


O livro
É dividido muito didaticamente de forma que o leitor é envolvido em todo este contexto da internet, com casos de sucesso, histórias da internet, dados importantes, tendências econômicas (economia dos Bits), entre outros assuntos.


Algo que me chamou muito a atenção foi o fato do autor tratar a internet de uma forma, podemos dizer, espirituosa. Isso mesmo, para quem leu "Marketing 3.0", de Philip Kotler entenderá do que estou falando. Ele diz uma frase que me marcou:
"A internet é feita de pessoas e não de computadores".

O livro Os 8 Ps do Marketing Digital não fala só de marketing digital, mas é uma aula completa de Marketing como um todo, relacionamento com o consumidor, vendas, planejamento e sustentabilidade.

Após a primeira parte do livro o Conrado Adolpho expõe sua metodologia, que por sinal é bem prática, segue uma ótima lógica e é totalmente didática. Ele explica que os "8Ps" são um siclo que deve se renovar ao final de cada etapa. Desta forma, as empresas não ficaram ultrapassadas com tantas novidades surgindo a cada momento.

Os 8 Ps
1º P - Pesquisa
Como em todo Plano de Marketing (Tradicional) é necessário realizar uma pesquisa, fazer análises e estudar o mercado. Neste "P" aprendi que a internet é composta por palavras. Tudo que você vê na internet são palavras.
Textos tem palavras, imagens são encontradas com palavras, vídeos, slides, o sites suas URLs são palavras. Por isso a importância da Palavra-chave.

2º P - Planejamento
Logo após conhecer onde você está é preciso planejar suas ações. Pensar em cada possibilidade e escrever estes passos. Ou seja, fazer todo o Planejamento Estratégico Digital.

3º P - Produção
Muitas dicas de programas e aplicativos para a otimização dos sites e anúncios. É importante que o planejamento esteja bem redondo para que não haja trabalhos de "re-fazer".

4º P - Publicação
Aqui ele fala da importância do conteúdo. Sempre com o foco no consumidor, isso é muito importante. O conteúdo é o rei!

5º P - Promoção
Várias ferramentas para promover a marca na internet: blogs, redes sociais, newsletters, links patrocinados, apps, etc.

6º P - Propagação
Neste ponto é abordado um tema delicado: "Marketing Viral". Como fazer campanhas virais? Atrativas para todos? Como se relacionar por meio de Redes Sociais?

7º P - Personalização
O diferencial da internet é a possibilidade de se relacionar com cada um dos seus consumidores. O ideal é personalizar a comunicação e falar com o consumidor de igual para igual.

8º P - Precisão
Após todo o trabalho, é preciso coletar os dados e analisá-los para então refazer tudo novamente e ajustar coisas que estavam erradas! Relatórios, mensurações, muitas informações!

Além de todo o conteúdo oferecido nesse livro, o autor dá muitas dicas de livros, blogs, sites, ferramentas, videos, etc. Muita coisa para tornar a leitura muito mais dinâmica.

Conclusão
Este livro me ajudou a conhecer e me apaixonar por este mercado incrível de relacionamentos interpessoais. Ele trouxe à minha mente o que realmente eu sei e gosto de fazer. A internet é um lugar incrível e não substitui a vida, pelo contrário agrega, complementa e facilita. Quem diria que eu poderia me relacionar com meus amigos de Fortaleza ao mesmo tempo que conheço novas pessoas e trabalho em vários projetos? Pois é, a internet nos proporciona muitas facilidades.

Caso queira saber mais sobre este livro acesse:


Parabéns ao Conrado por esta grande obra!

por Marcílio Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário