quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que é necessário para construir um negócio digital?


Teclado com ferramentas
Quais os recursos mínimos necessários para criar um negócio digital?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais

Criar um negócio digital hoje é muito mais fácil (e cerca de dez vezes mais barato) do que na época da primeira bolha de internet, no final da década de 1990.


Atualmente, temos à disposição as metodologias ágeis, que permitem desenvolver sites em tempo muito menor do que há dez anos. Ao mesmo tempo, as nuvens públicas oferecem acesso imediato a um número quase ilimitado de servidores e o software necessário provavelmente estará disponível de maneira livre e gratuita.

Por fim, metodologias de negócio, como a Lean Startup, ajudam o empreendedor a estruturar sua empresa de maneira enxuta, evitando desperdícios e moldando seus produtos e serviços de acordo com a demanda e com os feedbacks dos clientes.

Com este “pacote”, é possível criar as bases para um negócio digital promissor. O primeiro passo para um candidato a empreendedor de tecnologia é entender melhor esses conceitos e saber como usá-los a seu favor. O processo de educação básico envolve leituras de livros e blogs relacionados à Lean Startup, de autores como Steve Blank, Eric Ries e Alexander Osterwalder, além de literatura sobre métodos ágeis.
Fernando De La Riva, da Concrete Solutions


Fernando de La Riva é diretor-executivo da Concrete Solutions, consultoria global de TI, e ajudou a desenvolver mais 17 startups de tecnologia.

fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário