sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que faz um especialista em redes sociais?



A maioria das vagas ainda são preenchidas por candidatos sem qualificação, mas, afinal, o que esperar desses profissionais?

Novas oportunidades de trabalho têm surgido no mercado de trabalho graças ao uso das redes sociais pelas empresas. A área de comunicação é uma das mais privilegiadas porque demanda profissionais que possuam a habilidade de posicionar a empresa nos ambientes online.

Para Dum de Lucca, jornalista com 25 anos de carreira e há dois anos atuando nesta área, atualmente já é possível perceber uma maior consciência das empresas em utilizar as ferramentas como linkedin, facebook e twitter como umpoderoso instrumento de interação com seus clientes.

“Entretanto, as empresas ainda não entendem o modo como lidar com as ferramentas, resultando em contratações erradas que colocam em risco a reputação das companhias na web.”
Para Luciana Tegon, sócia da Elancers Ltda e da Consultants Group by Tegon, as empresas têm apenas mantido um profissional ou equipe focada em alimentar com informações essa rede virtual. “A falta de percepção para cuidar das estratégias nas redes sociais, pode colocar em risco o efeito viral que os canais têm”, alerta a especialista.

Capacitação profissional
Com a crescente adesão das empresas ao ambiente online, a busca por profissionais realmente qualificados pode ser comparada à caça ao tesouro, afinal, ter um perfil participativo nas redes já não é o suficiente.

“Além de ser graduado, os profissionais que querem trabalhar nesta área devem se capacitar por meio dos cursos disponíveis no mercado e procurar se reciclar constantemente”, afirma Yara Rocca, especialista em comunicação empresarial e mídias sociais.

Uma alternativa encontrada por algumas empresas é investir no treinamento de funcionários, buscando cursos in company. “É uma forma de trabalhar o conteúdo das redes sociais de forma segmentada, focando as ações de acordo com seu ramo de atuação”, comenta Yara.

A escolha do conteúdo que será postado, a criação de campanhas e o monitoramento dos seguidores são apenas algumas das atribuições deste profissional encarregado de abastecer as redes sociais com informações, suporte ao cliente e parametrização de resultados.

As empresas que optam por terceirizar o serviço para agências especializadas de comunicação têm buscado serviços tanto de geração de conteúdo como o de levantamento de métricas e avaliação de conteúdo gerado pelo posicionamento da empresa na rede.

Blog Empreendedor  

Além de novas oportunidades de carreira, as redes sociais têm sido uma porta de entrada para o desenvolvimento de uma atividade paralela. Como é o caso da secretária Priscila Vilela que há três anos montou o blog Brechó Olívia Palito, e atualmente conta com oito mil acessos/mês.
Ela conta que o essencial para manter o negócio é o compartilhamento de links com blogs parceiros, a divulgação em outras redes e a credibilidade conquistada com os clientes.
“O cliente e o visitante precisa saber que existe alguém responsável por aquele canal e que se trata de uma atividade profissional séria”, afirma Priscila.

Veja quais são as novas profissões e atributos dos profissionais que atuam nessa área:

Analista de Redes Sociais: é responsável por avaliar o comportamento do público-alvo que a empresa quer atingir, realizando o compartilhamento de conteúdo de modo que propicie engajamento dos usuários com a marca.

Analista de Métricas: Faz a contagem do tráfego nas páginas e afere a influência da rede para o ramo de negócio da empresa, trabalhando os dados coletados a favor da divulgação positiva da marca.

Especialista em Marketing Digital: Cria campanhas específicas para serem divulgadas na rede social, que podem ou não estar atreladas às mídias convencionais.

Curador de Conteúdo: Escolhe quais são os conteúdos relevantes para o público que a empresa pretende atingir.

Evangelizador de Marca: é o profissional que “compra” a ideia da marca e trabalha para que ela se torne conhecida na rede.

Fonte: Portal HSM


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