terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mercado que não pratica o Marketing 2.0



Para quem trabalha com Marketing não é mais nenhuma novidade o termo “2.0”. Esse termo representa interatividade, comunidade, troca de informações, personalização, confiança no consumidor, a força de quem compra, rede de compartilhamento, etc.

Podemos não só estudar em livros, mas simplesmente observar em grandes fenômenos da Internet como Twitter e Facebook, que hoje em dia quem dita as regras são os consumidores. As pessoas estão cada vez mais exigentes e rigorosas com qualquer serviço que seja prestado pelas empresas. Parece que as pessoas descobriram que podem abrir a boca e requerer seus direitos. Que exemplo magnífico é o site Reclame Aqui recheado de reclamações de consumidores insatisfeitos. Imagine você quantas pessoas no Brasil que acessam o Google e digitam o nome da empresa ou produto, ai, se deparam com o Reclame Aqui, e não é só isso, eles visualizam o alto numero de reclamações! Quer um exemplo? Digite no Google a palavra “BrandsClub”. Agora observe a lista de relevância do Google. Adivinha quem está em 6º lugar?
4 maio 2009 ... Veja as reclamações da empresa Brandsclub e como seus consumidores estão avaliando as respostas da empresa.
www.reclameaqui.com.br/indices/.../brandsclub/ - Em cache - Similares

Isso mesmo, diversas reclamações de um dos maiores sites de Promoções da Internet.
Em fim, hoje o tema não é Reclamação, mas sim Ouvir o Consumidor, Marketing 2.0. Para quem acha que Marketing 2.0 é uma super novidade e estará à frente de todos os concorrentes e empresas do mercado se praticá-lo, está completamente enganado. A diferença é que se você não pratica o Marketing 2.0 você sempre será o ultimo.

Para você entender um pouco mais sobre Marketing 2.0 acesse esse blog: http://marketing2pontozero.blogspot.com/, nele você encontra algumas informações bem uteis sobre o assunto.

Entendendo um pouco esse conceito de Foco no Consumidor, imagine um mercado que está em constante crescimento até 30% por ano, um mercado que as empresas que os consumidores são apaixonados, um produto que os consumidores até brigam por ele, um produto que os consumidores defendem até o sangue. Já sabe que mercado é esse? Tente adivinhar.

Agora imagine que todo esse potencial as empresas não praticam o Marketing 2.0. Imagine que com essa força nas mãos as empresas infelizmente cometem o crime de praticarem o 1.0, eu me sinto até envergonhado em falar que é Marketing 1.0. Por que isso não existe! Isso não é Marketing, isso não é estratégia. O 1.0 é sistema de produção. Isso mesmo, essas empresas segue a mesma filosofia de Henry Ford, com Foco apenas no produto, no dinheiro. Posso até arriscar que o foco não é no dinheiro, por que se eles quisessem lucrar um pouco mais eles pensariam no consumidor.

Bom, esse mercado é o Mercado Esportivo, mais especificamente a Indústria Brasileira de Futebol.
Recentemente fiz um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema Marketing Esportivo. E nossa proposta era justamente essa, a Interatividade. Mas descobrimos que o mercado é fechado para isso. Se você quiser conferir o trabalho acesse esse link.



Marcilio Guimarães

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