quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como a Revolução Digital está transformando os costumes dos executivos de marketing?


A IBM realizou um estudo muito bacana sobre a revolução das mídias sociais no mercado mundial e a reação dos Diretores de Marketing quanto as mudanças. No mundo até que as mudanças são aceitas, mas nas Pequenas e Médias empresas do Brasil a aceitação com certeza será bem menor.

Segundo o estudo, a maioria dos Diretores de Marketing reconhece que existe uma mudança crítica e desafiadora no setor, mas não se sentem preparados para gerenciar esta transformação.


  • 82% dos Diretores de Marketing pretendem aumentar o uso de mídias sociais no relacionamento com clientes nos próximos três a cinco anos, apenas 26% já adotaram práticas como o rastreamento de blogs. 

  • Menos da metade deles está monitorando opiniões de terceiros pelas Redes Sociais.

  • Mais de 80% dos Diretores de Marketing ainda utilizam fontes tradicionais de informações, como pesquisas de mercado e comparações competitivas, e 68% baseiam-se em análises de campanhas de vendas para tomar decisões estratégicas.

As pessoas compartilham cada vez mais suas experiências por meio das redes sociais, o que lhes dá maior influência sobre as marcas. Esta mudança exige novas abordagens de marketing para manter a competitividade. Assim como o avanço do e-business há mais de uma década, a adoção radical da mídia social por parte dos consumidores traz desafios, mas também oportunidades para impulsionar a receita e o valor de uma marca.

Gerenciando os quatro desafios
Os resultados da pesquisa indicam quatro grandes desafios que trarão mudanças significativas nas organizações de marketing nos próximos três a cinco anos:
  • Explosão de dados: 90% dos dados do mundo todo foram criados nos últimos dois anosA dificuldade é como analisar esta vasta quantidade de dados para extrair insights e usá-los com eficácia para aprimorar produtos, serviços e a experiência dos clientes.

  • Plataformas sociais: a mídia social permite que qualquer um se torne um editor, produtor e crítico. Os 490 milhões de usuários do YouTube, por exemplo, fazem o upload de mais conteúdo de vídeo em um período de 60 dias do que as três principais redes de televisão dos Estados Unidos criaram em 60 anos. Hoje, 56% dos Diretores de Marketing enxergam a mídia social como um importante canal de interação. Porém, eles ainda têm problemas para capturar insights valiosos sobre os clientes a partir dos dados não estruturados produzidos pelos usuários.
  • Opções de canais e dispositivos: o aumento no número de canais e dispositivos, como smartphones tablets, já é uma prioridade para os Diretores de Marketing. Estima-se que o comércio móvel atinja US$ 31 bilhões em 2016, com taxa anual de crescimento de 39% entre 2011 e 2016. Já o mercado de tablets deve atingir 70 milhões de unidades no mundo até o final deste ano, crescendo para 294 milhões até 2015.

  • Dados demográficos em transformação: novos mercados globais e as gerações mais jovens, com diferentes padrões de consumo, estão mudando o cenário econômico. Na Índia, por exemplo, espera-se que a classe média cresça vertiginosamente de cerca de 5% da população para mais de 40% nas próximas duas décadas.. 


Fonte: IBM

2 comentários:

  1. Marcílio, como esta o mercado?

    Me fale como é... ou qual é a diferença do profissional de Marketing digital de uma agência e de uma empresa?

    Qual você acha que esta dando mais oportunidades?

    Obrigado abraço!

    ResponderExcluir
  2. Hey Vitor,
    obrigado pelas visitas!

    Como está o Mercado de Marketing Digital? Todo mundo sabe que estamos no meio de um turbilhão, ninguém sabe ao certo o que é nem como ficará!

    Sobre as empresas contratarem, depende do ponto de vista, você saberá qual é a melhor opção:

    Agências - continuam (muito) segmentadas com seus cargos e procuram pessoas muito técnicas e sem o conhecimento do Comportamento do Consumidor, e pagam mau.

    Empresas (as pequenas) - ainda acham que Marketing Digital é fazer site ou mandar e-mail Marketing, mas não precisa ser muito técnico, e também pagam mau.

    Acredito que a melhor opção é a Consultoria. Tem que ter muita paciência, mas é mais recompensador, financeiramente.

    ResponderExcluir