quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Várias dicas para um Blog corporativo


Um blog corporativo tem inúmeras vantagens e motivos para ser aplicado à cultura de uma empresa, como a criação de um canal direto e simples, tanto com o público interno quanto com o externo. No caso de blogs corporativos internos, uma das grandes questões é saber o que escrever para não cair na mesmice e sempre ter alguma novidade para publicar.
1. Explique a cultura corporativa e seus princípios

Para uma empresa trabalhar eficientemente é necessário ter em mente quais são seus principais valores e como é a sua própria cultura de pensamento. Divida isso com todos, fazendo com que os funcionários sabiam o porque fazem o que fazem. É necessário e importante disseminar os princípios da empresa, assim como seus objetivos e missões, fazendo com que o público interna saiba como a empresa realmente trabalha ou pretende trabalhar.

2. Divulgue comunicados recentes da empresa

Funcionários, fornecedores e colaboradores sempre devem estar informados sobre os planos e ações da empresa. Isso é bom porque evita futuros boatos disseminado sem embasamento oficial e dá um ar de integração entre todos os setores, o que pode gerar uma maior participação de todos, já que todos se sentem parte ativa da empresa. Não há nada mais difícil de se controlar do que uma "rádio peão" muito bem estruturada, com fortes argumentos, mesmo que falsos, contra a sua empresa.

3. Discuta práticas da empresa

Ações mais delicadas, como algo que venha a impactar a sociedade e o meio ambiente em torna da empresa, podem ser discutidas e recolher opiniões através do blog. Participação é a principal chave para um público interno integrado e, com isso, apoiador do blog. É fundamental que a empresa tenha uma cultura de "cara limpa", não possuindo medo ou receio de colocar as cartas na mesa e discutir abertamente com todos possíveis problemas e buscas por soluções.

4. Anuncie feiras, apresentações e demais ações

Se for para um funcionário ficar sabendo de algum curso, evento ou mesmo um churrasco de confraternização, que seja oficialmente e aberto a todos. Você pode selecionar uma área para expor todo o tipo de evento que a sua empresa participa ou produz. Aliás, podem ser feitas subseções, com o intuito de separar o que é profissional do que é meramente para o entretenimento dos funcionários. Isso gera a cultura do retorno, onde o funcionário sabe que sempre que entrar no blog, a empresa estará notificando futuros encontros.

5. Divulgue apresentações, palestras e vídeos

Isso pode estar relacionado com o item anterior. Faça do blog corporativo um espaço ideal para aprendizagem também, com palestras, vídeos informativos e até apostilas e livros gratuitos disponibilizados para que funcionários aumentem seus conhecimentos sobre os assuntos da empresa. Não há nada melhor do que trabalhar o blog como um centro de apoio educacional, gerando valor para a empresa e, principalmente, para o público interno.

6. Noticie doações e ações de responsabilidade social

Ainda na parte de notificações, nada melhor expor como a sua empresa está agindo com a sociedade e o meio ambiente. Quais são os trabalhos que sua companhia está envolvida? Se o seu funcionário souber, melhor qualificada está a empresa perante o público interno. É como o velho ditado do então magnata Rockefeller, que "a melhor coisa a ser feita é a coisa certa. A segunda melhor coisa a ser feita é divulgar que você está fazendo a coisa certa".

7. Demonstre como agir para com os clientes

No blog corporativo da empresa é possível inserir dicas de comportamento para todos os níveis hierárquicos, tal como um guia de normais e recomendações. Como o funcionário deve agir em determinados casos é uma ótima maneira de evitar dores de cabeça futuras. Isso pode ir desde uma discussão ocorrida em um bar e como o funcionário deve preferencialmente agir, já que ele faz parte da empresa, até dicas para comportamentos em redes sociais, evitando "queimações públicas".

8. Destaque um produto, um serviço ou um funcionário

Você pode reformular o famoso funcionário do mês. No lugar de colocar um foto em um quadro que ninguém ou quase ninguém irá ler, exponha no blog para que isso gere bons murmurinhos entre os funcionários. É muito bom ver estampado o reconhecimento quando produzimos algo. Sempre divulgue, também, novos produtos e serviços para esses públicos.  São eles que produzem e, por isso, têm o direito de conhecerem profundamente.

9. Demonstre como os funcionários podem ser mais produtivos e motivados

Ora, apenas trabalhar não é o ideal. Como a sua empresa pode motivar os funcionários? Deixe dicas, conselhos, recomendações e faça, periodicamente, através do blog, exercícios para melhor a auto-estima de todos. Seu blog corporativo é uma das principais ferramentas empresariais. Saiba como usá-lo para engajar seu público interno e, principalmente, para melhorar o ambiente de trabalho, fazendo com que todos os lados saiam ganhando.

10. Crie enquetes

Em que a empresa pode melhorar? Quais produtos ou serviços que podem ganhar um aperfeiçoamento? Crie enquetes e discussões sobre os mais variados temas entre os funcionários, desde palpites sobre o estacionamento até mesmo sobre quando é a melhor época de discutir o 13º salário. Jamais deixe passar a oportunidade de ouvir o que seus funcionários têm a dizer. Tente criar enquete que possam conduzi-los para discussões mais sérias sobre a empresa. 

11. Anuncie premiações e outras conquistas recentes da empresa

Para um bom andamento na relação entre empresa e funcionário, que tal divulgar onde a empresa tem dado bons passos firmes? Não há nada de errado em fazer jabá sobre um produto ou serviço, - que é mantido pela empresa e realizado pelos próprios funcionários - participa de eventos e encontros que possam gerar futuras premiações. Isso enche o ego de todos e é um ótimo combustível para o bom relacionamento.

12. Anuncie recentes contratações e aquisições

Para uma integração bacana, o blog interno da empresa pode, quando possível, divulgar recentes atividades no ramo das contratações e das aquisições. Funcionários que entraram para o quadro geral da empresa podem ser "apresentados" para os demais através do blog. Compras ou participações da empresa em movimentos como ações e outros papéis financeiros também podem ganhar certo destaque.

13. Demonstre quais são os planos a médio, curto e longo prazo da empresa

O que a empresa pretende fazer hoje, amanhã e depois de amanhã? Ora, seus funcionários têm o direito de ficar a par das atividades da empresa, como o aumento de funcionários, novos investidas em setores ainda não explorados ou o estudo de novos produtos e serviços para atrair e conquistar novos seguidores. Sua empresa pensa em agir na web? Conte para seus funcionários!

14. Divulgue dicas e estratégias de trabalho

A sua empresa atua em uma ramo específico de atuação? Então você pode usar o blog para dar dicas e conselhos para seus funcionários. Conduza-os para que melhorem seu desempenho e, com isso, acabem subindo degraus hierárquicos dentro da companhia. Uma empresa que usa ferramentas inteligentes para dar dicas inteligentes, cria um ambiente inteligente para uma produtividade, é claro, inteligente.

15. Divulgue notícias relacionados ao universo da empresa

Esse item pode ser relacionado com o anterior. Sua empresa atua em determinado campo específico? Então deixe seus funcionários a par de tudo que rola nesse universo, inclusive com ações e informações sobre os concorrentes. Empresa boa não teme adversários de mercado, mas sim aprende com todos e procura fazer sua tarefa cada vez melhor. Divulgue notícias, vídeos ou reportagens sobre seu mercado e público. Traga sempre o que há de mais novo nesse ramo.

16. Anuncie patrocínios que a empresa realizou, principalmente em eventos e congressos

Não só participar de feiras, congresso e premiações, mas sua empresa também deve promover esses encontros. Seja no ramo de atuação ou em outro segmento, toda empresa séria devia apoiar eventos que discutam temas relevantes para com a sociedade. Colocar investimento em congressos e debates é uma ótima maneira de se aproximar dos funcionários, dos consumidores e, principalmente, de criar um laço mais firme com a população em geral.

17. Debata estudos de caso

Analise cases recentes e, principalmente, dê destaque aos erros. São os erros que fazem com que uma empresa cresça cada vez mais. Traga os funcionários para esse debate. Use o blog como centralizador de opiniões e discussões. Sua ação deu totalmente errada e a do concorrente foi um sucesso? Coloque isso em pauta no blog e convide todos a debatem com a empresa. Quando todos discutem na busca por melhorias, a tendência sempre é o progresso.

18. Discuta orçamentos

Muitos especialistas dizem que todo funcionário é parte integrante da empresa, como um micro empresário, uma espécie de sócio. Convide-os para que discutam no blog sobre possíveis investimentos e setores que precisam de uma nova atenção. É claro que isso deve ser feito dando a eles munição suficiente para debaterem com certo nível de conhecimento. De quebra, seu blog pode ensinar sobre finanças pessoais e como investir na empresa, como na compra de ações.

19. Discuta temas dos últimos boletins divulgados

Divulgar apenas todos os acontecimento já não é mais o suficiente. Traga os funcionários para um dabete claro sobre o que vem ocorrendo, seja algo positivo ou negativo. Seu blog corporativo pode até funcionar como um ombudsman dentro da empresa, usando as opiniões dos funcionários para, quem sabe, reformular algo ou até mesmo implementar novas ações dentro da empresa.

20. Demonstre dados

Até agora a sua empresa investiu, recebeu investimento e produziu. Mas o que isso de fato representa? Demonstre números e ensine seus funcionários a interpretar esses números. Uma empresa transparente deve, antes de mais nada, ser transparente com seus funcionários. O blog interno pode debater dados e exemplificar como tem sido o desempenho de todos na companhia.

21. Coloque uma agenda atualizada em tempo real

Você pode manter uma agenda mais generalizada, focando pontos mais abrangentes das atividades da empresa. Para assuntos mais específicos ou sazonais, seções particulares e internas podem ser criadas. Temas gerais e mais amplos, tal como comemorações ou algo que não seja tão direcionado, podem ser trabalhados com um olhar mais maximizado. O ideal é que uma área do blog seja constantemente atualizada com datas, horários e compromissos. Isso dá maior agilidade e eficiência dentro da empresa.

22. Reúna eventos relacionados à sua empresa

Esse item pode tratar tanto de eventos que a sua empresa participou ou encontros onde ela foi citada e trabalhada como referencial positivo. Novamente com olhar maximizado, aqui pode ser trabalho algo de maneira mais ampla, como encontros gerais que a companhia participou ou financiou. Não é necessário focar, nesse ponto, em algo amplamente focado, mas sim de maneira mais branda, apenas como um mural de notificações online e dinâmico.

23. Coloque ilustrações e animações relacionados ao universo da corporação

Por que não um ambiente mais de entretenimento? O blog da empresa pode usar uma linguagem extremamente mais informal para discutir assuntos delicados ou que merecem maior atenção por parte dos funcionários. Você pode usar de atributos como vídeos animados para propor, por exemplo, uma conversa mais ampla sobre o papel de cada um na responsabilidade empresarial. Todos gostam de momentos descontraídos. Faça com que seu funcionário também tenha isso dentro do seu blog.

24. Abra um espaço para críticas, sugestões e envio de pautas

Lembra da caixinha de comentários? Seu blog agora poderá substituí-la, usando um ambiente muito mais favorável e dinâmico para essas sugestões. Coloque em pauta a importância da participação efetiva de todos e como o engajamento dos funcionários pode mudar, positivamente, os rumos da empresa. Porém jamais aceite ou incentive comentários anônimos ou que reflitam material ofensivo e preconceituoso. É necessário criar uma cultura participativa, onde cada um sabe o papel e a importância de trabalhar de forma responsável com essas aberturas que a empresa está oferecendo.

25. Incentive a participação dos funcionários

O blog pode ser um excelente canal para engajar os funcionários em diferentes tarefas. Seja para a conscientização ambiental e, com isso, ações práticas de responsabilidade social, ou até mesmo demonstrando como é importante que os mesmos reciclem seus conhecimentos para que possam participar de futuras seleções dentro da empresa. O blog corporativo interno deve ser o maior mural que a sua empresa já viu, e por isso deve ter a participação ímpar de todo o quadro de colaboradores.

26. Realize entrevistas relevantes

O blog é uma mídia, correto? E todo mídia que se preze deve contar, periodicamente, entrevistas com personalidades relevantes. Nesse caso, nada melhor do que entrevistar, uma vez por mês, um funcionário que venha a se destacar dentro da empresa. Isso incentivará debates entre os colegas e, por tabela, mais vontade de conhecer e participar do blog, já que um colega foi um dos destaques daquele mês. Quem sabe ele mesmo (outro colega) não seja o entrevistado do mês posterior? Incentivo esse diálogo.

27. Demonstre quem são seus funcionários

Em uma empresa com um quadro de funcionários de médio porte, conhecer a todos já fica complicado. O blog pode servir como trampolim para amizades e até mesmo contatos profissionais entre esses colaboradores. Um funcionário pode morar perto da residência de outro colega que trabalha há 10 anos com ele, porém nunca soube desse fato, já que não surgiu a oportunidade ideal para essa conversa. Incentive uma maior integração entre todos. Uma comunidade forte só tende a fortalecer a empresa.

28. Realize entrevistas com membros de altos cargos

Assim como as entrevistas com funcionários, ganhando um tom mais informal e de entretenimento, o blog da empresa pode contar com entrevistas mais temáticas, tendo como centro o diretor, o presidente, um representante regional ou até mesmo algum membro importante da companhia. Funcionários engajados aprendem mais quando seus superiores querem dialogar e, com isso, querem compartilhar conhecimento. Não custa nada se a diretoria começa a repassar dicas de liderança para os funcionários através do blog. Estreite os laços.

29. Demonstre como os funcionários devem agir em caso de crise, como um guia rápido

Esse item pode se assemelhar a outro que citava dicas de comportamentos (7), mas nesse caso o foco específico é quanto ao surgimento de crises. Não é tão incomum surgir boatos de produtos contendo partes de insetos ou de mamíferos pequenos. Porém o que diferencia uma empresa é sua postura para com o cliente externo e, principalmente, sua posição ao público interno. Saiba gerenciar uma crise no ambiente interno para, desse modo, auxiliar os funcionários na hora de agirem em uma crise. Nesse ponto, vale o lema de ajuda mútua. Ninguém quer trabalhar em uma empresa onde os próprios funcionários não têm conhecimento sobre os problemas e não sabem como agir.

30. Dê dicas dos mais diversos tipos, mas foque o universo profissional

Já pensou em trabalhar a pauta de vestimenta? Sim, dar dicar e conselhos de como agir e se vestir no universo empresarial. Tem uma festa da empresa? Ajude os funcionários a como se comportarem perante visitas importantes, como o presidente ou um diretor internacional. Dê dicas dos mais variados tipos, mas que tenham sempre um pé profissional. Conselhos como cursos de aperfeiçoamento, dicas de como estudar e como melhor a relação com colegas podem ser trabalhar aqui.

Fonte: Midia8

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